Powered by Blogger.






Tuesday, August 24, 2010

♥ Almanaque Tokyo - Onee Gyaru ♥

    Hello girls ♥

    Hoje o almanaque vai falar sobre as Onee Gyaru, como todos os posts sobre gyaru do blog, esse texto e algumas fotos foram retiradas do blog da Caramel. Mas diferentemente dos outros posts, hoje eu vou dar um pouco (bem pouco) da minha opnião, então alterei algumas partes do texto, se quiserem ver ele original confiram o blog da moça ^^




    Oneegyaru é o termo utilizado para descrever um tipo de gyaru mais velha, que saiu da adolescência e agora busca um estilo mais refinado e maduro, adotando looks mais leves (porém não menos estilosos). Geralmente esse estilo é adotado por mulheres acima dos 25 anos, quando começam a surgir responsabilidades como trabalho e família, claro que temos exemplos como Kaoru Watanabe, que não abandonou o seu estilo mesmo depois de ser mãe. Assim como gyaru em geral, oneegyaru também teve uma grande mudança desde o seu aparecimento em 2000, então primeiro um pouco de história sobre o estilo.

    O estilo surgiu por volta de 2000 na área de Shibuya, berço da maior parte (senão todas) as subdivisões de gyaru. Em geral, naquela época oneegyarus eram garotas que haviam pertencido a outros estilos mais extremos de gyaru como kogal ou até mesmo ganguro e agora chegavam à casa dos 20. Como é natural da idade essas gyarus mais velhas tinham a necessidade de amadurecer e procurar maneiras de se vestir mais de acordo com essa nova fase da vida.

    Segundo o Shibuya 109 English Guide “essas gals usavam tight jeans e tops pequenos para mostrarem seus umbigos, ou saias até o joelho. Naquele tempo, sapatos plataforma estavam em declínio e sandálias mais no estilo”. Diz-se ainda que as oneegyarus usavam roupas mais sensuais, menos infantis e menos escandalosas como as outras subdivisões de gyaru, uma das marcas que incentivou o estilo foi a Egoist, que até hoje permanece como uma marca essencialmente oneegyaru.



    Aqui um exemplo do tipo de look mais oneegyaru, sei que ele não parece muito diferente ou inovador, mas se o compararmos com o look kogal ou alguns outros estilos comuns para as gyarus adolescentes da época vemos uma grande diferença.

    Assim como gyaru em geral oneegyaru também saltou por vários estilos e trends, já ousou no sexy, abusou do monocromático, passou por épocas com excesso de babados, surtos de rokku e muitas outras fases. O mais comum é conectar oneegyaru com a imagem femme fatale, sexy, estilosa e roupas minúsculas:



    Sim, esse tipo de look é absolutamente oneegyaru, assim como itens que puxam para o estiloso/sexy/decidido e passam essa imagem de mulher mais velha, dona de si mesma, mas assim como gyaru kei, oneegyaru não tem um padrão X de visual, ou seja: Enfiar todos os itens que valorizem o seu lado sexy não necessariamente fazem de você uma oneegyaru. Assim como trabalhar um look maduro e bem coordenado com tons pastéis e maxi dress pode deixar seu look refinado e totalmente dentro do estilo, não se limitem em pensar em oneegyaru apenas pelo excesso de apelo ao sexy.

    Exemplos de outros looks interessantes:



    As marcas mais características do estilo são Egoist, Duras e Cecil Mc Bee, isso não significa que outras marcas não possam ser utilizadas, é inclusive bem comum ver outras grifes de Shibuya 109 sendo fortemente utilizadas pelas oneegyarus. Para referência visual é interessante ver uma Happie Nuts, Jelly ou Blenda. Outra revista interessante que abrange um pouco do estilo também é a Vivi, mas segue um estilo mais mainstream, também recomendo a Es Poshh!, que deixou de ser produzida alguns anos atrás.



    Características estéticas

    Tan

    É bem visto e muitas vezes utilizado, mas não é obrigatório nem necessário.


    Maquiagem

    A maquiagem oneegyaru costuma seguir o mesmo padrão básico gyaru: circle lenses, cílios postiços, olhos marcados e nude lips. Oneegyaru em geral foge de maquiagens em estilos mais dolly, infantis ou kawaii, os traços da maquiagem são mais maduros, valorizando o olhar em um estilo sexy, elas evitam aquele padrão de make encontrado com frequência em revistas como Popteen, que é caracterizado por um estilo mais girly, o blush não costuma usar tons muito rosados, havendo uma preferência para tons terrosos. Ultimamente as maquiagens usadas por pessoas do estilo tem se assemelhado bastante ao estilo ocidental, com uma aparência relativamente mais “natural”.




    Cabelo

    Os tons de cabelo variam entre loiro, castanho e preto. A preferência das oneegyarus costuma ser tons de castanho, algumas adotam tons avermelhados, tons fantasia são raramente vistos. O estilo em geral não exagera nos penteados como agejo e outros estilos, mantendo o cabelo em um estilo mais básico, antigamente eu costumava ver com frequência penteados com cacheados bufantes e penteados mais elaborados, usando backcoming e outros artifícios, atualmente eles ainda são usados, mas não com tanta frequência, pelo que parece o grande trend são os cabelos com grandes cachos, ondulados e também os bagunçados, visto com frequência em todas as revistas conectados ao estilo.


    Exemplos de cabelo/maquiagem:

    Essas maquiagens são o mais recente que há em oneegyaru, existem outros estilos mais antigos e outros mais glamurosos, mas não vou colocar nesse post, basta procurar um pouco e é possível encontrar esse tipo de look, principalmente em scans antigos de revistas.








    Outfit

    Como já dito anteriormente, ele possui uma pegada mais adulta, normalmente menos colorida e escandalosa. Os looks variam entre looks mais casuais, românticos ou glamurosos, alguns looks também são muito parecidos com os europeus.





    Estilo de vida

    Meu conhecimento é relativamente escasso nesse quesito, sei que elas possuem um estilo de vida também já mais adulto do que a maior parte das gyarus mais adolescentes, que não se reúnem para simplesmente sentar em sarjetas ou em fast foods sem nada para fazer por horas, como muitas kogals fazem por exemplo. Como todas as mulheres jovens e vaidosas freqüentam salões de beleza, fazem compras, algumas estudam, outras trabalham, vão para a balada e lidam com todas essas questões que qualquer garota com 20 anos ou mais lida. As oneegyarus são também um dos grupos de gyaru com melhor aceitação no Japão, principalmente agora, em que gyaru deixou os looks tão extremos de lado, e trabalham com estilos mais mainstream.

    Source URL: http://dressfashiongirls.blogspot.com/2010/08/almanaque-tokyo-onee-gyaru.html
    Visit Dress fashion girls for Daily Updated Hairstyles Collection

No comments:

Post a Comment

Popular Posts

My Blog List

Blog Archive

Followers