Powered by Blogger.






Wednesday, June 2, 2010

♥ Almanaque Tokyo - Ganguro ♥

    Hello girls!
    mais um almanaque Tokyo que eu peguei do blog da expert Carammel, adoro o jeito como ela fala das várias vertentes de gyaru! Hoje o nosso almanaque Tokyo traz para vocês as ganguro!

    Ganguros ou gonguros (os dois termos são aceitáveis) são gyarus que levaram a moda gyaru para um novo patamar misturando exagero e ousadia. Ganguro significa literalmente garota de rosto negro. Elas foram vistas pela primeira vez em Shibuya no final dos anos 90, entre 1998 e 1999, quando se data a ascensão do estilo (há controvérsia sobre as datas).

    Uma das ganguros mais famosas e um dos maiores ícones gyaru da época é a auto-intitulada Buriteri e seu grupo de seguidoras, conhecidas como Ganguro San Kyodai, ou as três irmãs de rosto negro. Por algum tempo elas modelaram para a revista Egg (Buriteri inclusive foi capa da revista) e tiveram certa popularidade com a mídia, o grupo no entanto desistiu rápido do estilo alegando preconceito e intolerância por parte da sociedade, elas não são mais vistas no meio gyaru, mas seu legado é ainda uma grande referência de revolução fashionista e ousadia.



    A moda ganguro durou mais ou menos até 2003, quando o nome ganguro foi substituído pelo termo yamanba pelas próprias usuárias da moda, existem vídeos e referências de gyarus em 2006 e anos mais tarde se auto-intitulando ganguro, sim existem, mas são casos raros, atualmente é um estilo considerado morto, sendo que suas sucessoras, yamanbas, também estão desaparecendo do Japão, minha sugestão é evitar a utilização do termo ganguro para gyarus seguindo esse padrão de estética depois de 2003/2004.





    Buriteri na esquerda e o Ganguro San Kyodai.

    Características estéticas


    Tan (bronzeado)

    Necessário e obrigatório, não existe ganguro sem tan, o tan é essencial para que o look exista, as ganguros usavam muito o bronzeamento artificial para atingir a cor almejada.




    Maquiagem

    A maquiagem gon é bastante característica. Rosto muito negro, feito com bases de tons mais escuros, corretivo ou cremes brancos ao redor dos olhos e na boca, cílios postiços e uma grossa camada de sombra e delineador preto nos olhos, algumas também usavam adesivos decorativos no rosto (também foi usado pelas yamanbas).



    Cabelo

    Os cabelos ganguros normalmente eram descoloridos, em alguns casos chegando quase ao branco, tons fantasia eram incomuns, sendo usados com maior frequência por yamanbas.



    Essa foto é bastante interessante. Ela pega bem na época que ganguros, o amura e kogals estavam em alta em Shibuya, você pode ter uma boa noção não só da variedade de tons para ganguro especificamente, mas para gyaru em geral naquela época.


    Outfit

    Existem alguns trends interessantes que podem ser citados junto com a alta da moda ganguro, um deles é a tendência surfista/havaiana que na época era bastante explorada por marcas como Alba Rosa e Cocolulu.



    Uma das milhares interpretações do estilo havaiano/surfista feita pela revista Egg com Buriteri e suas seguidoras.

    Outro grande trend da época em alta em gyaru era o inspirado na cantora Namie Amuro, o Amurar, uma de suas marcas era as plataformas gigantescas, que foram usadas em sandálias e botas. Na época das ganguros elas eram extremamente populares e se tornaram também uma marca do estilo.



    guia de botas da revista Egg



    Sandálias com plataformas enormes

    Em geral as ganguros usavam roupas ousadas, independente do trend. Saias curtas, tops, ou qualquer tipo de visual que de alguma forma puxasse para a sensualidade, irreverência e escândalo (esse principalmente).



    Cultura Ganguro

    As ganguros são conhecidíssimas pela irreverência, bom humor e pelo estilo de vida louco. Se as kogals já davam o que falar as ganguros então foram ao extremo. Roupas curtas, plataformas, compras exorbitantes, horas de maquiando e também horas vadiando pela área de Shibuya, tudo isso faz parte da cultura ganguro. As meninas que seguiam o estilo também são conhecidas como baladeiras, e infelizmente, como garotas sujas.

    Na cultura popular ganguros e yamanbas são conhecidas como meninas que não se banham, sendo descriminadas até por outras gyarus. Há relatos das próprias meninas do Ganguro San Kyodai sobre pessoas que alegavam que ganguros eram prostitutas, sujas, que tinham aids e declarações do tipo, a verdade é que todas as gyarus sofriam esse preconceito, mas pela estética exagerada das ganguros isso é levado ao extremo, sobre a existência de meninas com esse tipo de conduta dentro da tribo, bem, não há nenhuma informação real sobre o assunto, creio que sim, afinal sempre existem, mas em geral é apenas uma visão estereotipada e preconceituosa de pessoas de fora.

    A idade das ganguros em geral não passava dos 20 e poucos anos, a maior parte desistiu rapidamente do lifestyle e da estética, algumas passaram para estilos de gyaru mais light, assim como aconteceu com a maior parte das kogals e yamanbas, outras desistiram completamente de gyaru.





    Estilo de vida

    Ganguros andavam em bandos de amigas, em geral se encontravam com as companheiras na área de Shibuya e rondavam pela região até altas horas da noite, ganguros sentadas no chão conversando, ou em esteiras não é uma imagem incomum, a maior parte realmente vivia assim, vadiando nas redondezas, passavam o dia trocando dicas de maquiagem com as amigas, comprando, comendo em fast foods.



    Luciana.
    Source URL: http://dressfashiongirls.blogspot.com/2010/06/almanaque-tokyo-ganguro.html
    Visit Dress fashion girls for Daily Updated Hairstyles Collection

No comments:

Post a Comment

Popular Posts

My Blog List

Blog Archive

Followers