Powered by Blogger.






Tuesday, May 11, 2010

♥ Almanaque Tokyo - Kogal ♥

    Já faz um tempo que eu não posto nessa sessão né?
    Hoje trago pra vocês um texto que fala um pouco sobre Kogal, que foi feito pela linda Caramel do blog The Caramel Show

    Kogal

    Kogal é uma das encarnações de gal mais famosas, mais discutidas e mais comentadas na cultura pop japonesa, é também uma das mais conhecidas no Brasil, principalmente pela divulgação da cultura por mangás e animes.

    Kogal ou Kogyaru é a denominação dada a uma gyaru nova, não graduada do colegial que segue uma série de características estéticas específicas, o nome vem de dois termos koukou (colegial) e ko (criança) juntamente com o termo gal segundo o Wikipédia japonês (tradução foi da Mitsu do Universal Doll). A subcultura surgiu nos anos 90 na região de Shibuya e a tribo é considerada a que levou o movimento gal para a mídia japonesa, infelizmente, muito da atenção dada pelos meios de comunicação era em razão do escândalo criado em torno da tribo por conta do enjo kosai, ou encontro pago com homens mais velhos. Além de ser um dos primeiros estilos de gyaru a subcultura kogal também é a única das mais antigas a se manter ainda viva.




    Características estéticas


    Tan

    A cultura kogal é uma das únicas que ainda mantém o bronzeado como um dos pontos-chave do estilo, como já disse, ele tem enfraquecido em gyaru já faz algum tempo, se tornando opcional, mas as kogals parecem manter o bronzeado ainda forte dentro do estilo.


    Maquiagem

    A maquiagem kogyaru é a maquiagem básica gyaru, olhos marcados, normalmente nude lips, cílios postiços e tudo o que já foi abordado no post anterior sobre gyaru. No ocidente há um mito em kogals usam necessariamente lápis/sombra branca no canto dos olhos, isso não passa de um mito, existem diversos tipos de maquiagem que podem ser adaptadas ao estilo, usem revistas como ponto de partida.



    Cabelo

    Bem, kogals também tem uma variedade imensa de cores de cabelo, mas é de fato uma subdivisão que até onde se sabe mantém um look gyaru muito tradicional, então os tons mais populares são os tons de loiro ou castanhos claros ainda, obrigatórios? Claro que não! Existem tons de vermelho e algumas que até mantém tons naturais, mas... Tons claros realmente são populares.


    Outfit

    O outfit tradicional e mais conhecido kogal é o seifuku, ou seja, uniforme escolar japonês. Obviamente uma kogal usa outros tipos de roupa. Nos anos 90 sei que brands como me Jane, Love Boat e outras vindas de Shibuya 109 eram populares entre esse público, isso segundo o próprio Shibuya 109 English Guide, o que usam atualmente? Nunca li nada sobre isso, sei que revistas populares entre público adolescente são Egg, Popteen e a Ranzuki, mas honestamente as marcas que tem anúncios lá são muito variadas, assim como os estilos de outfit, então eu não saberia definir uma marca X para kogals.
    Sobre o look com seifuku, bem, as kogals estilizam os uniformes, encurtam as saias e combinam com o look com lindas loose socks (polainas) amontoadas nas pernas. Alguns visuais tradicionais kogal:










    Cultura Kogyaru



    Kogals antes de mais nada são adolescentes, então, naturalmente tem cultura adolescente, elas são conhecidas pelo “sexy, irreverente, divertido”, saem bastante e se divertem. Em Shibuya existem restaurantes e fastfoods onde muitas kogals se reúnem, um bom exemplo é o Mc Donalds, em Shibuya 109 elas também povoam alguns restaurantes do estabelecimento, uma vez vi uma citação no Universal Doll falando sobre a grande quantidade de kogals no oitavo andar, acho que é um bom local para começar a procurar caso seu interesse seja o estilo kogal.

    Como toda gyaru, purikura, decoden, nail art e todos esses pontos-chave de cultura gyaru em geral, uma atenção especial para personagens, desenhos animados e referências ao mundo infantil, o Japão tem uma cultura muito ligada a esse universo e kogals especialmente. Kogals são necessariamente estudantes, então a rotina de estudos dentro da cultura japonesa também está presente no contexto da tribo. Muitas kogals acabam não terminando o colegial e preferindo ingressar em escolas de beleza ainda muito novas para se tornarem futuras cabeleireiras, nailists ou profissões relacionadas, isso não é uma regra ok? Existem sim muitas que completam o colegial e ingressando em faculdades, tendo outros tipos de profissão, mas é fato que profissões relacionadas a gyaru em geral são normalmente relacionadas a área de estética e beleza em geral.



    Estilo de vida

    O que já foi falado, kogals tem um estilo de vida muito semelhante ao de uma colegial japonesa qualquer, com um único porém, elas são gals (nossa sério?). Ir para a aula, estudar, ou pelo menos tentar manter uma rotina estudantil, saindo da aula muitas freqüentam lanchonetes e outros estabelecimentos em áreas onde vivem, Shibuya é um grande ponto de encontro para o grupo. Karaokês, baladas, diversão, purikuras, compras. Apesar de ainda existir sim um grande preconceito as coisas de fato melhoraram um pouco para gals, então a maior parte das kogals são sustentadas pelos pais e mantém uma vida quase comum para uma adolescente comum.Source URL: http://dressfashiongirls.blogspot.com/2010/05/almanaque-tokyo-kogal.html
    Visit Dress fashion girls for Daily Updated Hairstyles Collection

No comments:

Post a Comment

Popular Posts

My Blog List

Blog Archive

Followers